sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Herdeiros da promessa

A  esperança, com efeito, é para nós qual âncora da vida, segura e firme.
Deus sempre levará em conta nossas boas obras. Ele nos fez com coração cheio de misericórdia, porque é assim o seu coração e quando praticamos nossas boas obras que venha a favorecer nossos irmãos, Ele nos olha e nos fortalece.
A sua mão benfazeja não se afasta de nós, porque Ele deseja realizar suas promessas. Nós somos herdeiros dessas promessas. Ele assim prometeu por seu nome, porque não existe alguém maior do que Ele para que possa jurar em nos dá suas riquezas.
 Nossas boas obras não nos comprará o céu, mais nos amadurecerá para  sabermos administrar os bens que nos pertencem. Na verdade o que fazemos de  bom é pouco diante da grandeza de Deus, mas, mas ele leva em conta isso. Pois o mínimo que fazemos pelo nosso próximo, se for com amor, já teremos feito muito. Jesus nos assegura que “ um copo d´água dado em seu nome não perderá sua recompensa, seu valor ”(Mc.9,41)
A nossa esperança só se torna autêntica quando confiamos com maturidade.
Deus continua a prometer a felicidade do seu reino a todos que desejam seguir pelos seus caminhos. Quando falo caminhos é porque existem vários no seguimento de Cristo. E o que conta é a perseverança até o fim. Pois nossa fé e perseverança nos tornam herdeiros das promessas.
Nossas boas obras nos preparam para um aprofundamento nos mistérios e nos purifica para a entrada gloriosa junto ao pai no fim dos tempos.
“Irmãos, Deus não é injusto, para esquecer aquilo que estais fazendo e a caridade que demonstrastes em seu nome, servindo e continuando a servir os santos.(HB.6,10)
Servir os santos  se refere a todos os cristãos batizados. Por isso todos nós nascemos para nos servir mutuamente em honra. Já nos advertia isso nosso pai São Bento em sua santa regra.
“Mas desejamos que cada um de vós mostre até ao fim este mesmo empenho pela plena realização da esperança, para não serdes lentos à compreensão, mas imitadores daqueles que, pela fé e a perseverança, se tornam herdeiros das promessas.” (HB.6,11-12)
Aqui fala também da perseverança e da pressa em fazer o bem. Na pressa em compreender o nosso irmão, com coração misericordioso. Pois pela fé e perseverança nos tornamos herdeiros. São Bento fala da pressa de correr enquanto tiverdes a luz da vida.
“Eu te cumularei de bênçãos e te multiplicarei em grande número.” (HB.6,14)
Ele fez essa promessa a Abraão e este foi perseverante e alcançou a promessa.
Assim, Ele espera de nós para que possa cumprir sua promessa. Recebemos cada irmão como sinal da graça Deus e Ele deseja nos multiplicar...
...” Quando Deus mostrar, com mais firmeza, aos herdeiros da promessa, o caráter irrevogável da sua decisão, interveio com um juramento.
Assim, por meio de dois atos irrevogáveis, nos quais não pode haver mentira por parte de Deus, encontraremos profunda consolação, nós que tudo deixamos para conseguir a esperança proposta.
A esperança(caridade), com efeito, é para nós qual âncora da vida, segura e firme, penetrando para além da cortina do santuário”... (Hb 6,17-19)
Que nesta bênção e multiplicação possamos iluminar o mundo que está à sombra da morte. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário