quarta-feira, 16 de março de 2011

Abertura da Quaresma.

Mais uma vez iniciamos o tempo forte da Quaresma. Período oportuno para reviver a contínua manifestação do amor de Deus pela humanidade. Podemos chamar a Quaresma de momento especial da Graça, no qual Cristo obediente ao Pai assume sobre si nossas fragilidades e leva a bom termo sua missão como afirma o salmista: Eis que venho para fazer a vossa vontade. Por Cristo, com Cristo e em Cristo encontramos a possibilidade de trilhar com firmeza este caminho quaresmal, deixando para trás tudo aquilo que nos impede de um encontro mais íntimo com Deus e com os irmãos.
A proposta lançada no dia de hoje traz consigo uma urgência: convertei-vos e crede. A conversão proposta pela Quaresma já é conhecida de cada um de nós. Conversão é deixa-se ser conduzido pelo Espírito (Rm 8, 14) até alcançar a perfeição da caridade e ao mesmo tempo ter com o auxílio do mesmo Espírito os mesmos sentimentos que houve em Cristo. É uma configuração profunda que a cada instante vai lapidando e purificando nosso seguimento de Cristo. Certos desta graça e confiantes neste amor podemos afirmar como o Apóstolo: Quem nos separará do amor de Cristo? Nada nos separará do amor de Cristo (Rm 8,35-39).
A Quaresma nos recorda nossa filiação divina e nos convoca a mergulhar no projeto salvífico que Deus nos tem preparado. Quaresma é o tempo favorável para novamente ouvir o que nos fala São Bento no início de sua Regra: Escuta... Inclina... Recebe (RB Prol 1). Por isso, se ouvirdes a voz do Senhor não endureçais os vossos corações, pois àquele, cujo poder, agindo em nós, é capaz de fazer muito além, infinitamente além de tudo o que nós podemos pedir ou conceber (Ef 3,20).
Outra característica marcante neste tempo quaresmal é o sentido de penitência, manifestado de formas tão diversas. Dentro deste pensamento nos fala São Bento: Nestes dias, acrescentamos alguma coisa às obrigações habituais da nossa servidão, ou seja, orações especiais, abstinência de comida ou bebida, para que por meio da penitência sejam apagadas as negligências dos outros tempos (cf. RB 49). Contudo, há uma particularidade da qual não podemos esquecer: que tudo deve ser realizado com a alegria do Espírito Santo.
Esta alegria que tem como fonte o próprio Espírito de Deus que espera que a nossa vida seja realmente aquilo que é chamada a ser: um cotidiano testemunho de homens e mulheres que se deixaram enamorar-se pelo Cristo e assumiram a missão de fazê-Lo conhecido por sua vida. Nosso testemunho será autêntico diante de nossa fidelidade ao SUSCIPE que um dia diante de Deus e da comunidade cantamos. Temos agora 40 dias para dizer de forma renovada: Suscipe me, Domine, secundo eloquium tuum et vivam et ne confundas me ab expectatione mea.
Renovando desta forma o nosso SUSCIPE se faz também necessária uma constância naquilo que nos diferencia e nos une a todos: a nossa observância monástica, os nossos costumes, a nossa disciplina, a nossa vida regular. Somos homens e mulheres que professam Obediência, Estabilidade e Conversão dos Costumes, votos que nos asseguram em sua simplicidade e em sua eficiência a docilidade, a mansidão e a fidelidade do Cristo ao Pai, refletida em nós e por sua vez, em nossa vida comunitária.
É o Apóstolo que mais uma vez quer  nos indicar o caminho: exorto-vos, pois, eu o prisioneiro no Senhor a andardes de modo digno da vocação a que fostes chamados: com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros com amor, procurando conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Ef 4,1-3).
É esta a nossa herança quaresmal: a PAZ. Paz que é dom de Cristo Ressuscitado por que já esperamos com as lâmpadas de nossas almas penitentes acessas por Ele nosso coração vigilante anseia para enfim entrar nas alegrias pascais de sua Ressurreição.  Vinde depressa Senhor e com tua Páscoa e faz nova todas as coisas! Vinde, Senhor ao encontro de nossos corações, pois na alegria do desejo espiritual esperamos a tua Santa Páscoa.

Escrito por D. Filipe,OSB na abertura da quaresma para nossa comunidade monástica



Nenhum comentário:

Postar um comentário